Este webdocumentário é um produto audiovisual desenvolvido por Gabriel Pitor Oliveira como Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Comunicação Social – Jornalismo da UNESP (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). A orientação foi da Profª Associada Maria Cristina Gobbi.

 

O PROJETO DO ALMANAQUE DO VASCO

O livro-almanaque “Esporte Clube Vasco da Gama – Um traço de união paulista-carioca” visa resgatar toda a história do saudoso Vasquinho da Conserva. Tudo será revelado: quem mais jogou, quem mais fez gols, fichas técnicas, resultados históricos, curiosidades… Este é um trabalho que apenas os grandes clubes do Brasil possuem e que o Vasco da Gama irá ganhar com a ajuda de pessoas que guardam o Dragão na memória com muito carinho por suas páginas heroicas.

Já foram encontrados quase 800 jogos do Vasco da Gama desde 1950, sendo quase 700 fichas técnicas.  Também já foi gravado cinco horas de relatos, de acontecimentos e de histórias que estarão no livro. Além disso, o almanaque terá a sua seção de biografias – com mais de 200 de jogadores, técnicos, diretores, presidentes e outros personagens que passaram pela história do cruzmaltino sendo retratados.

É hora de passar a história do Vasquinho a limpo e com um material de primeira linha, de time grande. Resgatar a memória do Dragão da Conserva é o objetivo do almanaque que tem previsão de ser publicado em 2018.

 

A BIOGRAFIA DO AUTOR

Nascido em 25 de julho de 1997 em Mogi Guaçu (SP), Gabriel Pitor passou quase toda a sua vida em Araras (SP), cidade do União São João e do estádio Hermínio Ometto, onde assistiu aos seus primeiros jogos de futebol. Em uma destas partidas, no dia 16 de maio de 2009 e pelo quadrangular final do Campeonato Paulista da Série A-2, conheceu toda a beleza e a paixão do Rio Branco de Americana – que também não era de uma cidade estranha, já que muitos de seus familiares moraram por muito tempo na Princesa Tecelã.

Como uma paixão à primeira vista passou a acompanhar o Tigre e com isso criou o blog RB Torcedor em 2011, no qual postava notícias e crônicas relacionadas ao alvinegro. Isso foi a porta de entrada para a imprensa americanense: trabalhou, posteriormente, como setorista do Rio Branco no site do jornalista Roger Willians; e, atualmente, como colaborador e repórter do Tigre na Rádio Brasil AM690, de Santa Bárbara d’Oeste.

Em 2013, começou as suas pesquisas relacionadas ao futebol de Americana – constantemente motivadas pelo seu chefe, Roger Willians. De início, se aprofundou na história do Rio Branco, pesquisando todos os jogos da agremiação desde a fusão em 1979. Em 2015, porém, resolveu ir além e pesquisar toda a história do Vasco da Gama – o que futuramente irá resultar no livro-almanaque “Esporte Clube Vasco da Gama – Um traço de união paulista-carioca”.

Com o seu acervo sobre o futebol de Americana, virou referência no assunto e se tornou comum ser consultado ou ter o seu nome citado para pautas e assuntos históricos – especialmente quando Rio Branco e Vasco da Gama estão envolvidos. Acredita na retomada do protagonismo do Tigre e na preservação da memória do futebol americanense capitaneada pelo Vasco.

 

ACERVOS

Acervo pessoal de pesquisa – Gabriel Pitor

Jornal O Liberal

Jornal O Tempo

Biblioteca Municipal de Americana

Arquivo Municipal de Americana

Gazeta Esportiva

 

ENTREVISTADOS

Aírton José Spina – Tuti   |   Massimo Speciari

Fred Smania   |   Romualdo Francisco

José Adevaldo Aello – Nenê   |   Antônio Edson Marques – Tonicão

Milde Cilene Camargo   |   Nelson Bellan

Alberto Pironato – Cezarino   |   José “Zé” Aparecido Vigatto

David Tunussi   |   Ítalo Scuro Júnior

Santo Dean   |   Arlindo Felippe

José Mário Moraes   |   Waldomiro Monteiro

Nilton Libardi – Niltinho

 

AGRADECIMENTOS

O webdocumentário “Esporte Clube Vasco da Gama – Um cruzmaltino de glórias” em nome de Gabriel Pitor Oliveira agradece: a todos os entrevistados e seus familiares que me recebeu muito bem em suas residências ou em outros locais escolhidos previamente; aos colegas e amigos que emprestaram materiais para a gravação, em especial Gabriel Luiz Fioravanti, Fabiana Ogura e Caroline Ghiraldini; ao amigo Luis Cereda, responsável pela manutenção da frontpage do site; aos meus familiares pelo apoio irrestrito, tanto financeiro, quanto moral para a realização deste trabalho; ao Fred Allan Smania, companheiro de pesquisas e que viabilizou várias das entrevistas realizadas; aos diretores e funcionários do Colorado Esporte Clube, responsáveis pela administração do estádio Victório Scuro, e que me permitiram, sem quaisquer objeções, a realização de várias entrevistas no local; aos amigos, de academia ou não, e que foram fundamentais para que este projeto fosse entregue com muita motivação e coragem; à Profª Associada Maria Cristina Gobbi pela participação ativa e criativa – uma das decisões mais acertadas nesta realização do webdocumentário.

Obrigado a todos.

 

ALGUMAS CURIOSIDADES DO VASCO DA GAMA

HOMENAGEM AO JOGADOR MARCO ANTÔNIO GOBBO




error: Content is protected !!